Cientistas comprovam que amar é dividir a dor

Pesquisadores britânicos comprovaram cientificamente que quando uma pessoa ama outra, compartilha sua dor. A pesquisa foi publicada na revista científica “Science” por uma equipe de neurologistas e psicólogos da University College de Londres.

A equipe de cientistas londrinos colocou à prova 19 casais que, por sua relação romântica, foram selecionados para a pesquisa. A mulher de cada casal recebia uma breve descarga elétrica nas mãos, enquanto suas células cerebrais eram controladas através de uma técnica conhecida com o nome de ressonância magnética funcional.

O monitoramento continuava enquanto uma descarga elétrica análoga era aplicada em seu companheiro.

Os pesquisadores descobriram que em ambos os casos, seja na sensação direta de dor como na que sofria o companheiro, se ativava a mesma região do cérebro, relacionada com as emoções físicas.

A equipe de Londres concluiu que o cérebro humano está programado para sentir não apenas a própria dor mas também, com intensidade análoga e na mesma região do cérebro, a dor de outros.

“Os resultados sugerem que usamos representações emotivas que refletem nossas sensações subjetivas para compreender as sensações dos outros”, concluiu Tani Singer, a cientista que coordenou o estudo.

Por essa razão, “a capacidade humana de dividir a dor pode ser a explicação por trás dos comportamentos nem sempre egoístas dos seres humanos”, concluiu a pesquisadora.

Voltar ao topo