MUNDO

Ciberataque atinge instituições na Ucrânia e empresas europeias

Empresas e bancos de diversos países foram vítimas de um ciberataque nesta terça-feira, 27. Ainda não há muitas informações a respeito, mas sabe-se que as instituições mais afetadas são as da Ucrânia.

O vice-ministro ucraniano, Pavlo Rozenkoe, disse nas redes sociais que o Banco Central, o metrô de Kiev, a companhia estatal de energia e a rede do governo foram atacadas.

“Como resultado desses ataques virtuais, esses bancos estão tendo dificuldades com serviços aos clientes e operações bancárias”, informou o BC ucraniano em comunicado. “O Banco Central está confiante de que a infraestrutura de defesa bancária contra fraude virtual está adequadamente estabelecida e as tentativas de ataques contra os sistemas de TI dos bancos serão neutralizadas.”

O ataque atingiu empresas como a multinacional britânica de propaganda WPP, a fabricante francesa Saint-Gobain e o a gigante dinamarquesa de transportes Maersk.

A petrolífera russa Rosneft também declarou ser vítima de um “poderoso ataque cibernético”, mas acrescentou que a produção de petróleo não havia sido interrompida. “Um ataque informático poderoso visa os servidores do grupo”, escreveu a empresa em sua conta no Twitter.

“O ataque cibernético poderia ter tido consequências graves. No entanto, graças ao fato de que o grupo passou a trabalhar em servidores de segurança, o processo de produção não foi interrompido”, explicou o grupo.

Na Ucrânia, algumas empresas decidiram interromper suas operações e o Aeroporto Internacional de Boryspil, em Kiev, deixou de informar as chegadas e saídas dos voos.

Além disso, os sistemas de monitoramento de radiação na zona de exclusão em torno da central nuclear de Chernobyl também foram afetados, informou um porta-voz da agência ucraniana responsável por monitorar a área. Os sistemas de detecção tiveram de ser desligados como resultado do ataque, mas as medições de radiação continuam a ser realizadas com equipamentos portáteis, acrescentou a fonte.

O laboratório americano Merck confirmou no início da tarde que foi atingido pelo ciberataque. “Confirmamos que nossa rede de computadores se viu comprometida hoje como parte de um ato mundial de pirataria”, disse a companhia no Twitter.

Segundo o jornal espanhol El País, a companhia ucraniana Novaia Potchta acredita que o vírus utilizado na ação foi o Petya.A, similar ao que foi usado no ciberataque mundial ocorrido em maio, que causou estragos e sequestrou dados em computadores de mais de 150 paises, incluindo o Brasil. No Reino Unido, o vírus WannaCry causou problemas no sistema de saúde público, além de atingir instituições em outros setores.