China envia primeira missão não tripulada à Lua

A China lançou sua primeira missão não tripulada à Lua nesta segunda-feira, a Chang’e 3, com o envio do veículo espacial chamado “Yutu” (Coelho de Jade), que vai circundar a paisagem lunar, examinar sua geologia e enviar imagens para a Terra.

O foguete que carrega a sonda foi lançado com sucesso na manhã desta segunda-feira (horário local, noite de domingo em Brasília) de um centro de lançamento no sudoeste da China e deve chegar à Lua em meados de dezembro, informou a agência oficial de notícias Xinhua.

“Vamos lutar por nosso sonho espacial como parte do sonho nacional chinês de rejuvenescimento”, declarou o diretor do centro de lançamento de satélites Xichang, Zhang Zhenzhong.

Se a missão Chang’e 3 conseguir um “pouso suave” na superfície lunar, a China se tornará o terceiro país a conquistar o feito, após Estados Unidos e a União Soviética. Um pouso suave significa que não houve danos ao veículo de pesquisa e ao equipamento levado por ele. Uma missão anterior chinesa orbitou e coletou dados antes de cair, propositadamente, na Lua.

“Chang’e” é a deus mítica chinesa da Lua e “Yutu”, ou Coelho de Jade, seu animal de estimação.

O veículo, movido a energia solar, vai pesquisar as estruturas geológicas da Lua e estabelecer um telescópio para analisar a superfície, assim como observar a plasmasfera, uma região de plasma denso e frio que cerca do planeta, afirmou a Xinhua.

A China enviou seu primeiro astronauta para o espaço de 2003, tornando-se o terceiro país, após a Rússia e Estados Unidos, a realizar uma viagem tripulada de forma independente. A China já disse que seu objetivo final é ter uma estação espacial e colocar um astronauta na Lua.

O programa espacial chinês, apoiado pelo Exército, é fonte de grande orgulho nacional, e já conquistou grandes avanços num tempo relativamente curto, embora fique muito atrás dos Estados Unidos e da Rússia em termos de tecnologia e experiência espacial. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo