China deve ajudar o mercado europeu, diz premiê

A China tem interesse estratégico em ajudar os países da Europa atingidos pela crise financeira, afirmou o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao. Durante uma visita a um setor de manufaturas na província de Guangdong, Wen disse que a China precisa pensar estrategicamente suas relações com a Europa e preservar seus interesses próprios à medida que a Europa é o principal mercado exportador da China.

“Agora que a Europa está enfrentando uma crise de dívida, apoiar a Europa é interesse nacional. De um lado, nosso principal mercado exportador é a Europa. De outro, Europa é nosso principal fonte de tecnologia importada. A partir desta perspectiva, ajudar na estabilização do mercado europeu é a mesma coisa que nos ajudar”, disse ele.

Na quinta-feira, juntamente com a chanceler alemã Angela Merkel, Wen afirmou que está considerando um maior envolvimento nos fundos de ajuda para a zona do euro, mas também ressaltou que a Europa precisa cuidar de seus próprios problemas.

As afirmações feitas por ele foram a indicação pública mais forte de que a China deverá elevar seus investimentos nos fundos de ajuda, utilizando suas volumosas reservas estrangeiras para aliviar a crise da dívida do continente. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.