Chimpanzé fumante que vive no Líbano é enviado ao Brasil

Um chimpanzé de 12 anos de idade que aprendeu a fumar cigarros para entreter os visitantes de um zoológico do Líbano foi resgatado por defensores dos direitos dos animais e enviado hoje para um santuário no Brasil. O animal, chamado Omega, pesa cerca de 60 quilos e nunca subiu em uma árvore nem viu outros chimpanzés.

O animal adquiriu o hábito de fumar ao recolher cigarros acesos dos visitantes que lançavam as bitucas dentro da jaula. “O chimpanzé segue fumando regularmente. Se alguém lhe der o cigarro, ele pegará e começará a fumar de imediato”, disse Jason Meier, diretor executivo do grupo defensor dos direitos dos animais Animals Lebanon.

A entidade afirma que é a primeira vez que um chimpanzé é resgatado no Líbano, um país onde praticamente não existem leis de proteção aos animais. Os chimpanzés e outros animais selvagens em risco de extinção são regularmente alvo de contrabando no Oriente Médio, para serem exibidos em zoológicos privados e em hotéis, ou mesmo para a compra e venda de mascotes.

A Animals Lebanon soube do caso há seis meses. Desde então, convenceu o proprietário do chimpanzé a fechar o zoológico de Ansar, perto de Nabatiyeh, e para que ele ajudasse a encontrar lugar para os animais. Omega seguirá para um santuário em São Paulo, para onde voava hoje em um voo da Emirates Airlines. Não foi especificada qual será a nova moradia do animal. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo