Chávez volta à Venezuela após tratamento contra câncer em Cuba

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou na madrugada de hoje a Caracas após nove dias em Cuba para mais uma série de tratamentos para combater um câncer na região pélvica, o qual enfrenta desde junho de 2011.

Devido ao tratamento, ele cancelou a vinda à cúpula do Mercosul, que acontece nesta sexta em Brasília. Esta é a primeira reunião do bloco desde que a Venezuela foi incorporada como membro pleno, em junho.

O mandatário chegou ao aeroporto da cidade às 2h30 locais (5h em Brasília), acompanhado de suas filhas, e foi recebido por ministros. Ele disse estar feliz por voltar ao país e lembrou a vitória na eleição presidencial, que completa dois meses nesta sexta.

“Estou feliz por voltar ao país de novo, feliz e entusiasmado. E então, onde vai ser a festa?”, brincou o presidente.

Chávez ainda comentou que leu os informes sobre a situação do governo e a campanha eleitoral regional durante o tratamento. Ele disse que se encontrou com o líder cubano Fidel Castro, com quem diz ter tido uma conversa sobre poesia.

Durante os nove dias, o presidente fez um tratamento de oxigenação hiperbárica, com várias sessões de respiração de oxigênio puro em câmaras pressurizadas.

A oxigenação hiperbárica não é um tratamento oncológico, mas pode ser indicada a pacientes que passaram por radioterapia, como o venezuelano. A maior oxigenação acelera processos de cicatrização de lesões e ajuda no tratamento de infecções de difícil controle.

Voltar ao topo