Chávez visita Fidel durante viagem a cinco países

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, chegou domingo (21) a Cuba para reunir-se com o ex-líder do país Fidel Castro. Chávez fará durante esta semana uma viagem por cinco países. Segundo o líder venezuelano, o encontro com Fidel ocorreria domingo à noite. Em seguida Chávez embarcaria para Pequim, Moscou e outra cidade russa que não foi divulgada. A viagem se encerrará com visitas a Portugal e França, onde Chávez se reunirá com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Em Havana, o visitante foi recebido no aeroporto pelo presidente Raúl Castro. Segundo o jornal oficial Granma, um “forte abraço” iniciou a “breve visita de Chávez” ao território cubano.

Fidel se referiu domingo à visita em um artigo publicado no diário Juventud Rebelde. “O encontro com o presidente bolivariano será breve. O tempo indispensável para o intercâmbio: uma hora, aproximadamente. Será uma honra para mim”, escreveu Fidel, em texto datado de sábado e publicado domingo.

Fidel afirmou que a Venezuela é “sem dúvida, o país mais solidário com Cuba”. A ilha sofreu com a passagem dos furacões Gustav e Ike, que deixaram mais de US$ 5 bilhões em prejuízos, segundo estimativa do governo local. O ex-líder informou que também ajudaram o país Rússia, Angola, Vietnã e China, entre outros.