Chávez quer restaurar boa relação com Colômbia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse na noite de ontem, horas após Juan Manuel Santos ter assumido a presidência da Colômbia, que espera restabelecer as boas relações com o país vizinho. Chávez rompeu as relações bilaterais em julho, quando o ex-presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, acusou a Venezuela de abrigar guerrilheiros. O líder venezuelano disse estar “cheio de fé, esperança e energia para trabalhar com o novo governo”.

Ao mesmo tempo, no entanto, ele alertou Santos de que ao primeiro sinal de desrespeito com a Venezuela, todas as relações com a Colômbia serão cortadas em um instante, embora espere “que isso nunca aconteça”. Chávez recusou o convite para participar da cerimônia de posse do novo presidente colombiano, em Bogotá, mas enviou no seu lugar o ministro de Relações Exteriores do país.

Em seu discurso de posse, ontem, Santos disse que buscará “boas relações” com todos os países vizinhos, acrescentando que não vê nenhum governo estrangeiro como inimigo. A Colômbia frequentemente esteve em conflito com a Venezuela durante os dois mandatos de Uribe como presidente, principalmente porque o governo colombiano se tornou o aliado mais próximo dos Estados Unidos na região. Santos disse que pretende manter boas relações com os Estados Unidos. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo