Chávez e Uribe se reúnem em caracas para rever agenda econômica

Os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Alvaro Uribe, da Colômbia, se reuniram nesta terça-feira em Caracas para revisar a agenda econômica bilateral, de modo a incentivar o comércio.

O governante colombiano chegou hoje à Venezuela e foi recebido no aeroporto da capital pelo chanceler do país, Nicolás Maduro, e por uma delegação oficial. Em seguida, dirigiu-se à sede da presidência, onde encontrou Chávez.

De acordo com informações oficiais, os presidentes analisam a criação de um fundo de investimentos para incentivar pequenas e médias empresas na fronteira.
Além disso, os governantes discutem os pagamentos atrasados às exportações colombianas e as restrições da Venezuela à importação de veículos, frangos e ovos do país vizinho.

Chávez e Uribe devem ainda definir uma um marco jurídico “complementar” que estabeleça parâmetros para o comércio bilateral, que ficou desregulado desde a saída da Venezuela da Comunidade Andina de Nações (CAN), há três anos.
Após a visita a Caracas, Uribe seguirá para o Brasil, onde participará no Rio de Janeiro do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, que também terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na sexta-feira, o presidente colombiano irá para Trinidad e Tobago, para participar da Cúpula das Américas.