“Centurião” invade basílica romana e danifica obra de Bernini

Um homem vestido de centurião (patente do antigo exército romano) causou estragos ontem, sábado, em uma balaustrada do mestre barroco Gian Lorenzo Bernini na basílica de Santa Francesca Romana da capital italiana, durante uma missa, informa neste domingo a imprensa local.

O “centurião” entrou furioso na basílica, chutou a porta de madeira e derrubou tudo que encontrou pela frente: cadeiras do cerimonial, bancos e até um fiel que rezava de joelhos.

No caminho o homem gritava: “Dentro está Deus, que é o diabo e deve ser morto!”, e conseguiu arrancar com as mãos o mármore policromado da balaustrada de Bernini em frente ao altar e estragar três pequenas colunas do gênio napolitano.

“Parecia um louco, havia tirado quase toda a roupa e dizia frases cheias de ódio, sem sentido”, contou o sacerdote e pároco do templo, padre Virgilio.

A basílica, conhecida também como Santa Maria Nuova, fica na altura do Fórum Romano perto do Coliseu, onde o homem, um milanês de 30 anos com histórico de problemas psiquiátricos, costumava trabalhar como ator vestido de centurião posando para fotos com os turistas em troca de gorjetas.

Segundo o padre Virgilio, a intenção do “centurião” era derrubar a estátua de Santa Francesca Romana que fica no final da balaustrada, embora a original já tenha sido retirada e guardada.

O ataque teria continuado – relatam os veículos de imprensa – se o homem não tivesse sido impedido por dois restauradores que estavam no templo, que foram ajudados em seguida por três policiais civis.

Quando parecia mais calmo, o homem atacou os policiais com socos e chutes, e os policiais usaram um spray paralisante.

O homem foi detido sob as acusações de perturbação de cerimônia religiosa, ofensa a lugar de culto e à religião, violação do patrimônio público, além de ameaças, resistência, violência e lesões a autoridades públicas.

Voltar ao topo