Centenas de tropas ruandesas entram no leste do Congo

Centenas de tropas vindas de Ruanda entraram no leste do Congo com o objetivo de confrontar rebeldes da etnia hutu que participaram do genocídio ruandês. Um porta-voz do governo congolês, Lambert Mende, afirmou que as forças estrangeiras chegaram ao país na manhã desta terça-feira (20). A força de mantenedores de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Congo estima que haja entre 1.500 e 2 mil soldados ruandeses no leste do Congo. Os dois países concordaram em aumentar os esforços contra os rebeldes hutus no Congo – eles atuam bem perto da fronteira entre essas nações.

Os combatentes hutus fugiram para o Congo em 1994, após ajudarem a realizar um massacre que matou mais de meio milhão de pessoas da etnia tutsi. Eles permanecem no território congolês impunes, bastante armados, e controlam lucrativas minas nas remotas montanhas e florestas do país.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.