Categorias dos mundos habitados

Como todos sabem, a casa do Pai é o universo.

Jesus sempre afirmava que a casa de Deus tinha muitas moradas e estas moradas nada mais são do que os diferentes mundos que circulam no infinito e que oferecem aos Espíritos, tanto encarnados como desencarnados, as chances infinitas de recuperação espiritual.

De acordo com a própria ciência, trinta por cento dos mundos são habitados e, sendo assim, só na nossa galáxia – a Via Láctea -, existem 200 bilhões de astros, portanto 600 milhões de planetas com habitantes de todos os tipos e aqui nós incluímos os desencarnados.

Naturalmente, os Espíritos só poderão habitar aqueles a que fizerem jus, de acordo com as suas qualidades e da maneira com que se apresentarem, mais ou menos depurados.

Pelo conhecimento adquirido com as entidades mais evoluídas, sabemos que esses planetas materiais e planos invisíveis estão em condições diferentes uns dos outros quanto ao grau de adiantamento de seus habitantes ou a inferioridade dos mesmos. Por incrível que possa parecer, há outros ainda bem piores do que a Terra; alguns no mesmo grau e evidentemente outros bem melhores.

Os mundos primitivos foram habitados pelos Espíritos em primeira encarnação.

Nos inferiores, ainda predomina a matéria. Os vícios e as tentações se assenhoraram de seus moradores por negligência deles e a moral rebaixada ao mínimo. Predomina mais o mal do que o bem. Nos intermediários, tanto grassa um quanto o outro praticamente em iguais condições, também de acordo com o grau evolutivo alcançado. Os considerados de expiação e de provas – a Terra inclusive, motivo pelo qual os homens assistem e sofrem todas as misérias. Os de regeneração – onde as condições são mais favoráveis ao aperfeiçoamento. Os felizes, onde o bem sobrepuja o mal. Os celestes ou divinos e morada dos Espíritos depurados, onde a felicidade reina inteiramente.

Todos os Espíritos em evolução permanecem em um certo planeta ou plano espiritual, até q ue façam ou adquiram condições de mudar para um mais adiantado. Isso vai acontecendo continuamente até atingirem os planos divinos. É a recompensa pelas suas obras. O prolongamento ou a demora no progresso necessário implicará sempre em castigo e pela estada mais demorada nos mundos de dor e sofrimento.

Tudo que existe sobre qualquer plano está subordinado ao seu Fluido Cósmico Universal, ou seja, tudo o que nele se encontra, suas mais ínfimas moléculas foram retiradas dele. Assim, cada plano possui matéria diferenciada de outro e portanto não são iguais.

Da escala evolutiva que classifica os diferentes planos, a Terra ainda nem sequer passou do primeiro degrau, devido ao nível em que se encontram até agora os seus habitantes. Nenhum planeta evolui sem que todos os seus moradores, todos, sem exceção de um, estejam perfeitos.

Nem seria preciso afirmar que, nos mundos bem mais elevados, a moral e a felicidade completam os anseios dos Espíritos. Não haverá nunca privilegiados.

Deus, que é todo amor e justiça, jamais seria capaz de abandonar qualquer filho, qualquer ovelha desgarrada, sem que desse todas as chances de retornar ao redil. As encarnações ilimitadas favorecem todos para que, por intermédio delas, possam ressarcirem-se de todos seus débitos e retornarem para junto d’Ele, quando poderemos então sentir seu hálito, sua energia e todo seu amor.

***

Ouça todos os domingos pela Rádio Capital, 1270 kHz AM, das 8h às 9h, o programa Espiritismo em Palavras Simples. Assista todos os sábados pelo canal 14 da Net ou pelo 43 da TVA das 11h às 12h, o programa Evangelho Segundo o Espiritismo. Leia Kardec para entender Jesus.

Voltar ao topo