mundo

Catedral de Notre-Dame ganha mais uma cicatriz

Em seus mais de oito séculos de existência, a mais famosa igreja gótica do mundo, a Catedral de Notre Dame já sobreviveu a duas guerras mundiais e vários outros incidentes. A velha catedral ganha nesta segunda-feira, 15, mais uma cicatriz, deixada pelo incêndio que destruiu parte de suas torres.

Esta não esta é a primeira vez que o fogo ameaça destruir a igreja situada no coração de Paris. Em constante preservação, sua estrutura já foi recuperada de danos e estragos, através de inúmeros trabalhos de restauro, reformas e reconstrução.

O Acervo do jornal O Estado de S. Paulo guarda registros de alguns dos eventos que danificaram a estrutura de Notre-Dame. Entre eles estão os relatos dos intenso bombardeios contra a cidade de Paris no início da Primeira Guerra Mundial, que acabaram por atingir a catedral. A ofensiva contra a capital francesa foi tão intensa que parte da cidade foi evacuada e o governo francês transferido para Bordeaux.

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940, um incêndio comprometeu parte da estrutura da igreja. Em 1944, durante a operação para retomada de Paris, bombardeios aliados atingiram Notre-Dame debilitando sua estrutura já fragilizada. Sua nave foi destruída e os alicerces da torre comprometidos. Um trabalho de reconstrução foi iniciado para recuperar o templo.

Também naquele ano, a catedral ganhou algumas marcas de tiros em suas paredes. Durante um serviço em celebração à libertação da cidade da ocupação nazista, foram feitos disparos, das galerias superiores, contra o general Charles de Gaulle. Os soldados franceses e aliados reagiram e um tiroteio se instalou na igreja.

Em 1982, uma pequena nota publicada na edição de 13 de abril daquele ano, trata de um incêndio iniciado no depósito da igreja, que foi rapidamente contido.

Voltar ao topo