Pegando fogo!

Chamas consomem Catedral de Notre Dame em Paris

Foto: Reprodução/Instagram/Conexão Paris

Um incêndio atingiu a Catedral de Notre Dame, no centro de Paris, na França, na tarde desta segunda-feira (15), segundo informações do Corpo de Bombeiros local. Ainda de acordo com fontes dos bombeiros, o fogo pode estar relacionado a obras de renovação que estavam sendo feitas no edifício, que data de 1163.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A fumaça podia ser vista saindo do topo da catedral medieval. As chamas se projetam além de seus dois sinos também nas torres, segundo testemunhas. A prefeitura de Paris isolou o local e montou um grande efetivo para combater as chamas. A catedral é um dos principais pontos turísticos da ‘Cidade Luz’.

A Unesco disse estar ao “lado da França para restaurar e salvaguardar este patrimônio inestimável”. A catedral foi declarada Patrimônio da Humanidade desde 1991. A catedral é também famosa por ser o cenário do romance “Nossa Senhora de Paris”, do escritor Victor Hugo.

Relação com as obras

A catedral passa por um processo de restauração em sua torre, estimado em US$ 6,8 milhões (R$ 26,8 milhões). O fogo teria começado na base da torre. “Um terrível incêndio está em curso na Catedral de Notre Dame. Os bombeiros estão combatendo as chamas”, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em sua conta no Twitter. “Estamos em contato com a Diocese de Paris e peço que a população respeite o perímetro de segurança.”

O presidente francês, Emmanuel Macron, cancelou um discurso que faria nesta tarde sobre a crise dos “coletes amarelos” – manifestantes contrários a seu governo que há meses tomam as ruas do país em protestos – em virtude do incidente.

Repercussão do incêndio da catedral gótica

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi um dos primeiros líderes mundiais a comentar o incêndio na histórica igreja parisiense. “Horrível de ver”, disse o republicano, que recomendou que os bombeiros usem aviões para combater as chamas.

“Não vai sobrar nada”

A Promotoria anunciou a abertura de uma investigação para determinar as circunstâncias do incêndio, que começou às 18h30 locais (13h30 em Brasília). “Agora começamos uma missão de tentar salvar as preciosas obras de arte e estamos dando prioridade de ampliar a segurança nas imediações para proteger os turistas e os vizinhos dos riscos de desmoronamento”, acrescentou o vice-prefeito a um canal de TV. “Não vai sobrar nada da estrutura (do teto), que data do século 19 de um lado e do 13 de outro”, disse o porta-voz da catedral, André Finot.

Dezesseis estátuas de bronze haviam sido removidas na semana passada por conta das reformas do edifício que estão em curso. Segundo o corpo de bombeiros, o incêndio provavelmente está ligado às obras. A procuradoria francesa já abriu uma investigação para determinar o que iniciou o fogo.

No ano passado, a Igreja Católica na França lançara um apelo urgente pela mobilização de fundos para salvar a igreja, que estava começando a desmoronar. A catedral gótica, rodeada pelas águas do Rio Sena, recebe em média 12 milhões de visitantes ao ano, mais até do que a Torre Eiffel.

Edir Macedo e esposa ganham passaporte diplomático