Catalães votam para escolher novo presidente da região

As eleições regionais da Catalunha começaram hoje (25) com a maior participação nas urnas na região desde 1988, de acordo com o jornal espanhol “El País”. Por volta das 13h locais (10h de Brasília), cerca de 29,35% dos catalães já tinha votado. Nas eleições de 2010, apenas 24,79% já tinha votado nesse horário.

Em Barcelona, capital catalã, 29,41% dos eleitores já tinha comparecido às urnas até o começo da tarde, num aumento de 4,67 pontos com relação às eleições anteriores.

Quando questionado sobre a alta participação nas urnas, o primeiro-ministro Mariano Rajoy foi seco. “Hoje, não quero falar de política.” Ele se reuniu com o rei Juan Carlos 1º, que se recupera de intervenção cirúrgica, mas garantiu que ambos não discutiram o tema.

Eleições históricas

O pleito regional foi definido durante a semana pelo premiê Mariano Rajoy como “mais importante que uma eleição nacional”. Na prática, ele serve apenas para apontar o presidente da região.

No entanto, o resultado das urnas deve dizer se a maior parte dos catalães deseja de fato a independência da Espanha. Artur Mas, atual presidente regional, antecipou as eleições que deveriam ocorrer só em 2014 por causa da crise econômica que vive o país.

Mas prometeu que, caso vença o pleito de hoje, dará início ao processo de separação da Catalunha do Estado espanhol. A região representa quase 20% da economia da Espanha.

A coligação que Mas comanda (CiU ou Convergència i Unió) governou a Catalunha em todos os 35 anos que a Espanha leva de democracia, exceto um breve intervalo entre 2003/10. Nunca propôs a independência, embora tenha sempre defendido a ampliação cada vez maior das competências do governo regional.

Agora, “a crise rompeu todos os equilíbrios existentes”, escreve Carles Guell de Sentmenat, político centrista, contra a independência. Em manifestação ocorrida no último dia 11 de setembro, cerca de 1 milhão de pessoas foram às ruas de Barcelona exaltar o “orgulho nacionalista catalão”.

Voltar ao topo