A velha casa onde o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez passou parte de sua infância, na cidade de Barinas, foi incendiada nesta segunda-feira por manifestantes enfurecidos, em meio a violentos distúrbios que deixaram um jovem morto, vários escritórios públicos queimados, dezenas de comércios saqueados e uma base da Guarda Nacional atacada.

continua após a publicidade

Dezenas de manifestantes, alguns com os rostos cobertos com camisetas, bloquearam com barricadas algumas das principais vias de Barinas, capital do Estado de mesmo nome no noroeste do país. A casa onde viveu Chávez foi incendiada, segundo o deputado opositor Pedro Luis Castillo, que vive na cidade.

continua após a publicidade

Castillo disse que também foram incendiadas as sedes regionais do Conselho Nacional Eleitoral, do governista Partido Socialista Unidos da Venezuela e um instituto estatal de moradia. O deputado acrescentou que os manifestantes atacaram e tomaram uma base da Guarda Nacional.

continua após a publicidade

Chávez (1959-2013) foi presidente do país entre 1999 a 2013. Após sua morte, o poder foi assumido por seu último vice, o atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O atual líder é alvo de críticas e grandes protestos, em meio a uma grave crise econômica. Fonte: Associated Press.