Roubada em Florença e revendida nos Estados Unidos, a polícia italiana conseguiu recuperar a famosa carta em que o navegador Cristóvão Colombo anunciava a descoberta do “Novo Mundo”, a América.

Datado de 1493, o documento é considerado de excepcional valor histórico e foi reencontrado pelos agentes da Unidade de Tutela de Bens Culturais (TPC) da Itália. De acordo com as autoridades italianas, a carta tinha sido vendida em um leilão em 1992, nos Estados Unidos, por um comprador particular.

Em seguida, a carta chegou à Biblioteca do Congresso, em Washington, através de uma doação. Desde 2012, as autoridades italianas tinham aberto uma investigação sobre o sumiço do documento furtado. Durante a apuração do caso, a polícia descobriu que a carta verdadeira tinha sido substituída na Biblioteca Nacional de Roma por uma sofisticadíssima cópia.

O ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini, e o embaixador norte­americano John R. Phillips disseram que a devolução do item histórico é “um fato simbólico da amizade e total colaboração entre os dois países”.