Carro-bomba mata pelo menos seis pessoas em Bagdá

Pelo menos seis pessoas morreram na explosão de um carro-bomba hoje em Bagdá, no mais recente ataque a peregrinos xiitas que se dirigem à cidade sagrada de Kerbala para um festival religioso. O ataque de hoje em Ur, distrito no nordeste de Bagdá, também deixou 11 feridos. Desde quinta-feira, os ataques deixaram pelo menos 36 mortos, a maioria deles peregrinos, apesar de uma ampla operação de segurança na região.

O pior ataque aos peregrinos aconteceu na quinta-feira quando duas mulheres-bomba detonaram seus explosivos em Iskandariyah, Sul de Bagdá, quando matou 22 pessoas e feriu pelo menos 73, a maior parte deles jovens homens, mas também mulheres e crianças.

Mais de 40 mil soldados e policiais foram mobilizados, incluindo 2 mil mulheres das forças de segurança, para reforçar a segurança na região de Kerbala antes do festival para celebrar o oitavo século do imã Mahdi no domingo. Dezenas de milhares de xiitas estão se dirigindo a pé para Kerbala para venerar o imã, que desapareceu quando garoto e que os xiitas acreditam que retornará para trazer justiça ao mundo.