Um carro-bomba explodiu hoje perto de uma mesquita, no centro da cidade de Homs, na Síria. Pelo menos 15 pessoas morreram, conforme informações da agência oficial de notícias síria Saana. Mais 24 pessoas teriam ficado feridas.

continua após a publicidade

O regime de Damasco atribuiu a explosão a um ataque “terrorista”, termo que costuma aplicar para as ações dos rebeldes que lutam desde março do ano passado para derrubar o ditador Bashar Assad. Nenhum grupo, entretanto, reivindicou o ataque.

Homs é um dos focos do confronto, que já matou mais de 40 mil pessoas, de acordo com a ONG oposicionista Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), baseada em Londres.

O aumento no número de atentados a bomba tem alimentado rumores de que grupos radicais islâmicos como a rede terrorista Al Qaeda estejam ampliando sua participação no conflito.

continua após a publicidade

Os rebeldes informaram neste domingo que a força aérea síria bombardeou novamente os subúrbios da capital Damasco, numa tentativa de conter os seus avanços. Ao menos duas pessoas morreram em decorrência, ainda de acordo com a OSDH.

Vôos

continua após a publicidade

Também hoje, a companhia EgyptAir anunciou que retomará voos para os aeroportos de Damasco e Aleppo, a segunda maior cidade do país, após três dias de suspensão por conta de uma piora na segurança. “A decisão vem após a coordenação com a Embaixada do Egito em Damasco e o escritório da EgyptAir na Síria, e pela certeza de que as condições de segurança estão estáveis.”