Carga de pesticida pega fogo e cria nuvem tóxica sobre a capital

Um incêndio em um contêiner carregado de pesticida provocou uma nuvem tóxica sobre Buenos Aires, hoje. O cheiro forte, similar ao do gás de cozinha, se espalhou pelo centro, obrigando os moradores e os turistas a transitar com bocas e narizes cobertos. Prédios tiveram de ser isolados.

Segundo o jornal “La Nación”, ao menos três funcionários do porto e alunos de uma escola do Retiro passaram mal e tiveram de procurar atendimento médico. Todos os centros médicos foram colocados em alerta. Embora esteja a cerca de 3 km do local, o treinador do time de futebol Boca Juniors, Julio Falcioni, suspendeu o treino dos atletas por conta da nuvem.

De acordo com o vice-ministro da Segurança argentino, Sergio Berni, cerca de três horas após o início do incêndio, a situação já estava sob controle. Segundo ele, o pesticida era de baixa periculosidade.

O trânsito chegou a ser bloqueado, e o tráfego de metrô e trens teve de ser interrompido. O incêndio ocorreu perto do famoso Puerto Madero, às margens do Rio da Prata. Entre os edifícios que foram esvaziados estão fóruns e a sede da Força Aérea.

Moradores de outros bairros próximos, como o Retiro, foram orientados a permanecer em casa, com portas e janelas fechadas e o ar-condicionado desligado. O produto, ainda conforme o “Nación”, é denominado tecnicamente Thio Dicarb.

Voltar ao topo