Candidatos à presidência dos EUA debatem a crise financeira americana

A crise financeira foi o principal tema do debate realizado na noite de sexta-feira (26), na Universidade do Mississipi, entre os candidatos presidência dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama e o republicano John McCain.

Obama defendeu ações rápidas para atacar os problemas enfrentados pela economia americana. Ele considera a crise atual como a mais grave desde a de 1929. O democrata disse que é preciso proteger os americanos que pagam impostos. Também criticou o governo de George W. Bush, lembrando que McCain é um dos apoiadores da administração atual.

McCain disse que tem consciência da magnitude da crise e das conseqüências para a população americana. O candidato republicano defendeu o pacote apresentado pelo governo ao Congresso.

Os dois candidatos defenderam cortes nos gastos do governo e prometeram baixar impostos. McCain disse que faria um congelamento nos gastos em todas as áreas, menos na de defesa. Obama lembrou que áreas importantes como educação precisam de mais recursos.

A presença de McCain no debate foi confirmada apenas poucas horas antes do horário marcado para o seu início. O candidato defendia que o debate fosse adiado por causa da discussão sobre as soluções para a crise financeira. O debate de hoje é mediado pelo jornalista Jim Lehrer.

O tema do debate, agendado há mais de um mês, era para ser a política internacional, mas os primeiros minutos foram totalmente dedicados situação financeira dos Estados Unidos, que tem reflexos em toda a economia mundial.

Pesquisas de opinião da rede de televisão CNN mostram que Obama tem 48% de intenções de votos, cinco pontos frente de McCain, com 43%. Os outros 9% são indecisos.