O dia começou cedo para os paraguaios. Desde s 6h deste domingo (20) já era possível ver pessoas nas ruas se encaminhando para os locais de votação. Assim foi também com os principais candidatos Presidência da República do Paraguai.

continua após a publicidade

O primeiro a votar foi Fernando Lugo, da Aliança Patriótica para a Mudança (APC, sigla em espanhol). Acompanhado de assessores, do seu candidato a vice, Frederico Franco, e de alguns observadores internacionais, como Frei Betto, Lugo foi caminhando de sua casa até o colégio onde votou.

No local foi saudado pelas pessoas, com palavras como Força, Fernando. O candidato afirmou que este é um dia importante para a democracia no país. Ele também disse que existe a possibilidade de fraudes, mas ressaltou a importância da presença dos observadores internacionais. "Eu creio que o compromisso com a democracia paraguaia se vê nessa grande solidariedade internacional".

Em seguida foi a vez de Lino Oviedo, candidato pela União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace). Oviedo afirmou que hoje é um dia importante. "O Paraguai tem que estar no século 21, o Paraguai ainda está no século 20", disse, acrescentando que "está na hora de reconstruir o país para desenvolver sua economia e suas instituições".

continua após a publicidade

Ele também admitiu a possibilidade de fraudes, mas ressaltou que todos os partidos puderam indicar fiscais para os mais de 900 locais de voto. "Pode haver desconfiança, desconfiança não é delito, mas para isso tem as medidas cautelares, você tem representantes nomeados em todas as partes, todos os países enviaram, e se não enviaram representantes para cuidar do voto, porque depois vão falar que houve fraude?".

A última a votar foi Blanca Ovelar, da Associação Nacional Republicana (ANR), Partido Colorado, em um colégio no centro da cidade. Ela também ressaltou a importância das eleições de hoje. "Entramos na era democrática real, porque vamos ter uma alternância real com uma mulher presidente e todos os candidatos que quiseram se candidatar puderam fazer isso", disse.

continua após a publicidade

O clima de votação está tranqüilo em vários lugares da capital paraguaia. De acordo com a imprensa local, alguns colégios eleitorais apresentaram atraso no início dos trabalho e em alguns locais já se fala em fraude no preenchimento das cédulas.

Manuel Paredes, eleitor, diz que espera que a votação seja tranqüila e que as pessoas possam ir às urnas eleger o candidato de sua preferência.

Além dos observadores internacionais, jovens da organização Transparência Paraguai também trabalham como observadores e acompanham todos os locais de votação.