O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, pretende levar adiante seus planos para assegurar concessões na relação de seu país com a União Europeia, durante encontro nesta quinta-feira com outros líderes europeus em Bruxelas. Cameron enfrenta, porém, uma crescente frustração pelo fato de não dar detalhes sobre as mudanças que deseja.

continua após a publicidade

Falando antes de uma reunião da UE, Cameron disse que daria mais detalhes sobre suas demandas no início do próximo mês. “o ritmo agora irá aumentar”, disse o premiê, acrescentando que acredita que as negociações estejam indo bem.

Cameron prometeu aos britânicos que negociará concessões para o Reino Unido dentro da UE. O premiê pretende ainda realizar um referendo, provavelmente em 2017, sobre se o país deve ou não deixar o bloco. Ele disse acreditar que o Reino Unido deveria permanecer em uma UE reformada, por questões econômicas e outros temas.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, deve atualizar as lideranças sobre o processo relativo aos planos do Reino Unido para renegociar sua posição no bloco. Desde julho, funcionários público em Londres e Bruxelas discutem os detalhes técnicos dos arranjos entre o Reino Unido e a UE. Cameron espera avançar em breve para as discussões no nível político e envolver um número maior de agentes, antes de discussões mais substanciais durante um encontro do bloco em dezembro, disse uma autoridade britânica. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade