Ambulâncias levando caixões chegaram na penitenciária da Indonésia nesta terça-feira, onde o brasileiro Rodrigo Gularte e outros oito estrangeiros condenados à morte deverão ser executados. As famílias também puderam se despedir dos presos, em um sinal de que as execuções vão mesmo acontecer, apesar de um protesto internacional.

continua após a publicidade

Os noves detentos, todos condenados por tráfico de drogas, foram avisados no último sábado que seriam executados por um pelotão de fuzilamento, o que levou uma grande movimentação de clemência por parte dos líderes de seus países. Entre os condenados, além do brasileiro, estão dois australianos, quatro nigerianos, um indonésio e uma mulher filipina.

“Todos os funcionários, promotores, pelotões de fuzilamento e ambulâncias já estão no local, por isso achamos que as execuções estão cada vez mais próximas”, disse Tony Spontana, porta-voz do procurador-geral da Indonésia.

O Procurador-Geral, Muhammad Prasetyo, não comentou sobre os comentários feitos pelos advogados dos condenados. “Eles que falem por eles mesmo. Eles defendem seus clientes, nós defendemos nossa nação”, disse. Fonte: Associated Press

continua após a publicidade