Cai número de refugiados sírios que chegam à Jordânia

Funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) disseram nesta terça-feira que o número de refugiados sírios que chegam à Jordânia caiu subitamente, de uma média de 2.500 por dia para pouco mais de 20. A organização tenta descobrir rapidamente o que provocou essa mudança.

Milhões de pessoas têm sido desalojadas na Síria pela guerra civil que se espalha por grandes áreas e a Jordânia se tornou o principal refúgio para os sírios que escolhem deixar seu país. Funcionários da ONU disseram que não sabem o que levou à queda no fluxo de refugiados para a Jordânia nesta semana e, como não há funcionários do lado sírio, não podem observar a situação.

“Acreditamos que haja algo acontecendo do outro lado da fronteira e precisamos saber o que é rapidamente”, disse Andrew Harper, representante da agência de refugiados da ONU na Jordânia. “Não está claro o que está acontecendo. Mas achamos que os refugiados estão tendo problemas para acessar a área de fronteira no lado sírio.”

Panos Moumtzis, outro funcionário da agência de refugiados da ONU disse que a organização está consultando as autoridades para ver se “as pessoas estão sendo impedidas de se movimentar, se é por questões se segurança ou outra coisa”.

Um funcionário de fronteira jordaniano disse, em condição de anonimato, que os dois postos de fronteira com a Síria “estão abertos do lado jordaniano, mas não sabemos o que está acontecendo do lado sírio”.

Na quarta-feira, um grupo internacional conhecido como Amigos da Síria vai ser reunir em Amã. A reunião a portas fechadas entre diplomatas de países que apoiam o levante sírio tem como objetivo preparar as negociações internacionais patrocinadas pela ONU, que devem acontecer em Genebra na primeira metade de junho. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo