Bush nega recessão e cita “desaquecimento econômico”

O presidente dos EUA, George W. Bush, falou durante encontro com o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, e com o presidente do México, Felipe Calderon, de temas como o Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), harmonização da regulamentação de negócios, padrões alimentares e de segurança e de políticas de imigração e energia. Ele negou, mais uma vez, que a economia dos EUA entrou em recessão: "Não estamos em recessão, estamos em um desaquecimento econômico", declarou, pedindo que o Congresso não eleve impostos.

Bush disse estar "obviamente preocupado" com o impacto dos crescentes preços da gasolina sobre os consumidores – o barril de petróleo, que vem batendo sucessivos recordes nos últimos dias, atingiu nesta terça-feira (22) a cotação histórica de US$ 119,90. "Não há dúvidas de que os elevados preços da gasolina são como um imposto sobre nossos trabalhadores", afirmou o presidente norte-americano. Ele reiterou o pedido por mais exploração doméstica de petróleo e gás e disse que os EUA estão pagando agora por anos de política de energia ineficaz, política que segundo Bush negligenciou os hidrocarbonetos nos EUA.

"Não há excesso de capacidade no mundo. Infelizmente, muito de nosso suprimento vem de países onde há instabilidade política", disse Bush. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo