Bush inclui Bolívia e Venezuela em lista dos que não combatem o narcotráfico

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, incluiu a Bolívia e a Venezuela em uma lista de países que, segundo o governo norte-americano, não combatem de maneira efetiva o narcotráfico. As informações são da agência argentina Telam.

Designo a Bolívia, a Venezuela e a Birmânia como países que falharam ostensivamente nos 12 meses anteriores em cumprir suas obrigações no marco dos acordos internacionais contra o narcotráfico, disse Bush.

Ele afirmou, entretanto, que os Estados Unidos continuarão respaldando as organizações comprometidas com o reforço das instituições democráticas na Bolívia e na Venezuela. A Casa Branca deixou em suspenso possíveis sanções no caso dos dois países e abriu caminho para a possibilidade de continuar desembolsando fundos de assistência.

Na última quarta-feira (10), o presidente da Bolívia, Evo Morales, expulsou de seu país o embaixador dos Estados Unidos em La Paz, Philip Goldberg, a quem acusou de conspirar junto aos opositores locais para derrubá-lo. No dia seguinte (11), o departamento de Estado norte-americano respondeu com a expulsão do representante boliviano em Washington, Gustavo Guzmán.

Também na última quinta-feira, o presidente da Venezuela, Hugo Cháves, expulsou o embaixador dos Estados Unidos em Caracas, Patrick Duddy, em solidariedade ao governo da Bolívia. Em Washington, a decisão foi retalhada com a expulsão do representante venezuelano no país, Bernardo Alvarez Herrera.

De volta aos Estados Unidos, Johnson afirmou que a decisão de incluir a Bolívia na lista não foi tomada s pressas.

A Bolívia continua sendo um país produtor de narcóticos de alto nível e suas políticas e suas ações provocaram uma significativa deterioração na cooperação com os Estados Unidos.

Já o vice-presidente da Bolívia, Alvaro García Linera, acredita que a medida reflete uma decisão política e arbitrária, tecnicamente injustificada contra os bolivianos.

Ele assegurou que a Bolívia terceiro maior produtor mundial de folha de cocaína e superado apenas pela Colômbia e pelo Peru cumpriu de maneira religiosa os convênios internacionais em relação redução das plantações da droga.