O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, disse hoje que não renunciará ao cargo seja qual for o resultado das eleições locais e para o Parlamento Europeu nesta semana.

continua após a publicidade

Ao ser entrevistado em um programa na British Broadcasting Corp.(BBC), Brown foi questionado se renunciaria caso o Partido Trabalhista fosse derrotado nas eleições de quinta-feira. “Não”, respondeu. “Temos períodos bons e outros difíceis, mas estamos passando pelas circunstâncias econômicas mais difíceis que este país já enfrentou. As pessoas estão com raiva, certamente, estão preocupadas em ver o dinheiro do contribuinte desperdiçado por seus legisladores e vivendo uma situação difícil. Agora, eu estou tentando resolver os problemas da economia”, respondeu.

Uma pesquisa feita pelo jornal The Sunday Telegraph mostrou o Partido Trabalhista, do primeiro-ministro, em terceiro lugar nas eleições europeias, com 17% dos votos, ante 22,5% no pleito anterior. Os Conservadores tinham 29% dos votos e os Liberal-Democratas, 20%.

O escândalo sobre os gastos do Parlamento Britânico, em que legisladores foram pegos tirando vantagem do sistema de pagamento de despesas, afetou o Partido Trabalhista de forma direta. Brown, que ascendeu a primeiro-ministro em junho de 2007, depois de dez anos como ministro de Finanças, deve chamar eleições gerais para meados de 2010.

continua após a publicidade

Ele não comentou as notícias de que irá reformar sua equipe de governo depois da votação desta semana. Após o escândalo, ele prometeu reformas generalizadas.