Brown anuncia retirada de metade das tropas no Iraque

O primeiro-ministro Gordon Brown anunciou hoje que a Grã-Bretanha fará uma grande retirada de tropas do Iraque no primeiro semestre do ano que vem, reduzindo seu contingente de cerca de 5.000 soldados para 2.500. Brown disse ainda que cerca de 500 militares da área de logística e apoio serão transferidos para fora do Iraque, mas permanecerão na região do Oriente Médio a fim de apoiar as tropas remanescentes. Eles devem ficar no Kuwait.

Brown disse num comunicado ao Parlamento que uma nova redução será considerada uma vez que a planejada retirada for concluída. A Grã-Bretanha tem hoje cerca de 5.000 soldados estacionados numa base aérea nos arredores da cidade sulista de Basra.

Forças iraquianas assumirão o controle de segurança na província de Basra nos próximos dois meses, pondo fim à missão de combate da Grã-Bretanha no país árabe.

"Planejamos mover para uma segunda fase de intenso acompanhamento, onde a coalizão manteria uma capacidade de intervenção mais limitada e o principal foco seria no treinamento (de tropas iraquianas) e monitoração", explicou Brown.

Interpretes iraquianos e civis empregados pelas forças britânicas por mais de 12 meses terão assistência financeira para se restabelecerem ou para deixar o país, ou terão aprovação para "em circunstâncias acertadas, para admissão no Reino Unido" acrescentou.

Voltar ao topo