Brian Cowen é eleito primeiro-ministro da Irlanda

O ministro das Finanças Brian Cowen foi eleito nesta quarta-feira (7) primeiro-ministro da Irlanda. Cowen terá a missão de manter o curso em favor da integração européia do país enquanto enfrenta turbulências na economia. Ele venceu por 88 votos a 76 em votação realizada no Parlamento irlandês e recebeu apoio dos três partidos da coalizão de seu antecessor, Bertie Ahern, que renunciou ontem após 11 anos no poder.

O novo primeiro-ministro foi aplaudido de pé após sua confirmação no cargo. Ele deveria anunciar ainda nesta quarta-feira (7) mudanças no gabinete de governo. Em seu discurso de posse, Cowen afirmou que a primeira prioridade do governo é liderar uma campanha pela aprovação do próximo tratado da União Européia (UE) em um referendo.

A Irlanda é a única nação da UE que vai submeter o Tratado de Lisboa ao voto popular – uma eventual rejeição irlandesa na votação de 12 de junho poderia atrasar ou mesmo bloquear a implementação do texto. Cowen terá desafios também na área econômica. O desemprego este ano subiu para 5,6%, maior índice em uma década, e o país também sofre com as turbulências internacionais, como a crise das hipotecas de risco (subprime).

Voltar ao topo