Brasil tem 3 aeroportos entre 4 mais atrasados do mundo

O Aeroporto Internacional de Brasília foi o pior do mundo em relação a atrasos nas decolagens em 2007. Os terminais paulistas de Guarulhos e Congonhas não ficaram longe e ocupam, respectivamente, o terceiro e quarto lugar na lista dos que registraram os piores índices partidas fora do horário programado no ano passado. Essa é a conclusão do levantamento da consultoria FlightStatus publicada pela revista norte-americana Forbes.

O campeão da pesquisa, o Aeroporto Internacional de Brasília, teve pouco menos de 27% dos vôos de 2007 partindo dentro de uma margem de quinze minutos de seu horário programado. Em Guarulhos na Grande São Paulo, 41% dos vôos saíram pontualmente, enquanto Congonhas, na zona sul da capital paulista, esse desempenho foi de 43%.

A consultoria observou ainda que o aeroporto do Tom Jobim (Galeão), no Rio, apresentou "a mesma confiabilidade miserável" nas partidas, mas não foi incluído no levantamento por causa de seu porte considerado relativamente pequeno. Segundo a FlightStatus, São Paulo é também um dos piores lugares do planeta em termos de atrasos nas chegadas das aeronaves. Apenas 54% dos vôos em Congonhas e 59% em Guarulhos aterrissaram no horário programado em 2007.

Exterior

Mas o Brasil não é o único país com um fraco desempenho no levantamento. No Aeroporto Internacional de Pequim, que está sendo expandido para os Jogos Olímpicos deste ano, apenas 33% dos vôos decolaram pontualmente, colocando-o no segundo lugar entre os piores em partidas, atrás apenas do terminal de Brasília.

Até o Charles de Gaulle, de Paris, apenas 50% vôos saíram na hora, tornando-o o pior entre os aeroportos europeus. Os aeroportos com piores atrasos nas chegadas foram os de Mumbai e Nova Deli, ambos na Índia.

Voltar ao topo