Brasil não vai participar de conferência sobre Síria patrocinada pelo Irã

O governo brasileiro recusou um convite do Irã para participar de uma conferência sobre a crise na Síria que acontece amanhã em Teerã, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais.

Na reunião, que alguns funcionários iranianos qualificaram como “reunião dos verdadeiros amigos da Síria”, é esperada a presença de delegados de 15 países da Ásia, da África e da América Latina, segundo informou o ministro iraniano de Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi.

Fontes oficiais brasileiras disseram hoje à Agência Efe que o governo Dilma Rousseff foi convidado, mas declinou de participar, já que considera que “o cenário adequado” para discutir uma saída para a crise na Síria é a Organização das Nações Unidas (ONU).

O Brasil apoiou todas as gestões desse organismo em conjunto com a Liga Árabe, e está convencido de que “quanto mais reuniões paralelas houver, mais barulho haverá” em torno do conflito que já custou a vida a milhares de sírios, acrescentaram as fontes.

A decisão de não enviar delegados à conferência patrocinada pelo Irã está na mesma linha da adotada em julho passado em uma reunião convocada pelo governo francês em Paris, em que o Brasil também não participou, apesar de ter sido convidado.

Voltar ao topo