Agentes do FBI concluíram nesta quarta-feira como o ataque à maratona de Boston foi realizado: panelas de pressão cheias com explosivos, pregos e outros estilhaços de metal. Mas ainda não sabem quem promoveu o atentado nem a razão.

continua após a publicidade

Um boletim de inteligência para as forças de segurança que foi divulgado na noite de terça-feira inclui uma fotografia de uma panela de pressão destruída e uma sacola preta rasgada, que segundo o FBI é parte de uma bomba.

O FBI e outras agências de segurança mantiveram seus pedidos para que o público repasse fotografias, vídeos ou qualquer informação que possa ajudar nas investigações.

O presidente Barack Obama classificou o ataque como um ato de terrorismo, mas disse que as autoridades não sabem “se foi planejado e executado por uma organização terrorista estrangeira ou doméstica ou se foi o ato de um indivíduo malévolo”.

continua após a publicidade

O agente do FBI encarregado dos trabalhos em Boston, Richard DesLauriers, disse, durante coletiva de imprensa, que “o leque de suspeitos e motivos continua aberto”. Ele também prometeu “ir ao fim do mundo para identificar o responsável ou responsáveis por este crime desprezível”.

Grande parte das vítimas das bombas em Boston continua hospitalizada, muitas das quais com ferimentos graves.

continua após a publicidade

Autoridades descobriram que as bombas que explodiram em Boston eram formadas por explosivos colocados em panelas de pressão de 6 litros, uma delas com estilhaços de metal e rolamentos e a outra com pregos, segundo uma pessoa próxima à investigação que falou em condição de anonimato, porque as negociações ainda estão em andamento. As bombas foram colocadas em sacolas esportivas pretas e deixadas no chão, informou a fonte.

DesLauriers confirmou que os investigadores encontraram pedaços de nylon preto de uma sacola ou mochila, além de fragmentos de rolamentos e pregos, que possivelmente estavam numa panela de pressão. Ele disse que os fragmentos foram enviados para o laboratório do FBI em Quantico, Virginia, onde serão analisados.

Bombas de panela de pressão têm sido usadas em ataques terroristas internacionais e são recomendadas por operadores solitários da Al-Qaeda no Iêmen. Mas informações sobre como fabricar essas bombas podem ser encontradas na internet e autoridades norte-americanas disseram que ninguém deve fazer julgamentos precipitados ligando o ataque a terroristas internacionais.

O presidente Obama pretende visitar Boston na quinta-feira para participar de um serviço inter-religioso em homenagem às vítimas. As informações são da Associated Press.