Bombardeio da Otan no Afeganistão mata cinco civis

As autoridades do Afeganistão acusaram nesta quinta-feira a missão da Otan no país (Isaf) de ter matado cinco civis afegãos em um bombardeio na província do Nuristão, um incidente que a organização militar disse estar investigando.

O chefe da polícia provincial, Ghulamulah Nuristani, afirmou à agência local “AIP” que o bombardeio ocorreu no distrito de Waygal e provocou a morte de dois professores, dois comerciantes e um estudante, todos membros da mesma família.

“Estamos cientes das alegações sobre os civis mortos. Estamos investigando o que aconteceu e, por enquanto, não posso confirmar que se trata de um ataque aéreo da Isaf”, disse à Efe um porta-voz da Aliança Atlântica, Martin Crighton.

Um morador local afirmou à “AIP” que as vítimas eram oriundas da província vizinha de Kunar, e que estavam no Nuristão visitando um conhecido que acabava de retornar de sua peregrinação a Meca.

A morte de civis é um dos principais pontos de atrito entre as autoridades afegãs e a Otan, que no ano passado começou a se retirar progressivamente do país asiático e a transferir a competência da segurança às forças afegãs.

Voltar ao topo