Bomba explode perto de tevê basca após alerta do ETA

Uma bomba explodiu perto da sede da rede de televisão basca na cidade de Bilbao, informou a polícia. O edifício e a área próxima foram evacuados minutos antes da explosão. Uma pessoa, que afirmou representar o ETA, telefonou para os bombeiros para alertar sobre uma explosão iminente no local. Aparentemente a explosão, ocorrida às 8h05 (de Brasília), não causou vítimas, disse um porta-voz da polícia.

A televisão espanhola mostrou uma enorme coluna de fumaça subindo da sede da Rádio e Televisão Basca, EiTB, em Bilbao, no país basco no Norte da Espanha. A polícia também localizou um veículo suspeito próximo ao prédio e seu proprietário foi encontrado amarrado a alguma distância.

Os profissionais da mídia foram com freqüência alvos do ETA, que é apontado como responsável pela morte de 825 pessoas em seus 40 anos de campanha por uma região basca independente compreendendo parte do Norte da Espanha e do Sudoeste da França.

O grupo suspendeu um cessar-fogo de 15 meses em junho do ano passado, afirmando estar cansado da falta de concessões de parte do governo socialista do primeiro-ministro da Espanha, Jose Luis Rodriguez Zapatero, em suas discussões preliminares de paz.

A trégua terminou efetivamente quando o ETA explodiu um carro estacionado no aeroporto de Madrid em 30 de dezembro de 2006, matando dois equatorianos que estavam dormindo em seus veículos. O governo reiteradamente descartou novas discussões com o grupo, que é considerado uma organização terrorista pela União Européia e pelos EUA.