As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em alta hoje, impulsionadas pelos papéis dos setores industrial e financeiro, que aceleraram os ganhos após o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, dizer que planeja lançar sua proposta de reforma tributária “muito em breve”. Ele também prometeu que uma revisão abrangente do código tributário será feita.

continua após a publicidade

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,85%, aos 20.578,71 pontos; o S&P 500 subiu 0,76%, para 2.355,84 pontos; e o Nasdaq avançou 0,92%, encerrando aos 5.919,78 pontos. Na semana, o Dow Jones subiu 0,61%; o S&P 500 ganhou 1,15% e o Nasdaq avançou 1,92%.

continua após a publicidade

“Os comentários de Mnuchin foram a cereja do bolo hoje”, disse R. J. Grant, da KBW, acrescentando que os balanços sólidos desta quinta-feira também deram apoio às ações durante toda a sessão.

continua após a publicidade

A American Express disparou 6% após divulgar um queda do lucro menor do que se esperava. As ações do Citizens Financial Group, que registrou um recorde nos ganhos do primeiro trimestre, subiram 3%.

As ações do setor industrial subiram 1,3% no S&P 500, conduzidas pelo ganho de 5,8% da CSX, após a companhia superar as estimativas do Wall Street Journal no balanço de ontem.

Alguns traders temem que o mercado acionário esteja vulnerável a uma reversão. Desapontamentos com a proposta fiscal, seja na forma de atrasos na legislação ou de cortes de impostos menores que o esperado, podem levar a uma onda de venda das ações, de acordo com Eric Aanes, presidente da Titus Wealth Management.