Bolívia prende opositor acusado de explodir gasoduto

O presidente do Comitê Cívico do departamento (Estado) boliviano de Tarija, Reynaldo Bayard, foi detido, acusado de participar da explosão de um gasoduto que abastece o Brasil. O ataque ao gasoduto ocorreu durante os protestos contra o governo em setembro. O vice-ministro de Justiça da Bolívia, Wilfredo Chávez, declarou hoje que Bayard, que faz oposição ao governo de Evo Morales, foi preso e transferido a La Paz para responder a um promotor, que o acusa de terrorismo e danos à propriedade pública.

Opositor

Em setembro, o ataque ao gasoduto Yacuiba-Río Grande, durante os protestos, paralisou por várias horas o fornecimento de gás natural ao Brasil e provocou prejuízos. “Bayard comparecerá ante a autoridade competente”, disse Chávez. Bayard é o segundo líder opositor mais importante detido após a onda de protestos antigovernamentais, que o presidente Evo Morales classificou de “golpe civil” para derrubá-lo.

No mês passado, foi detido o prefeito (governador) do departamento amazônico de Pando, na fronteira com o Brasil, Leopoldo Fernández. Atualmente Fernández é processado pela matança de camponeses leais a Morales.