O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) continua no caminho para começar a elevar lentamente os juros no começo do próximo ano, apesar da recente turbulência nos mercados financeiros globais, segundo o presidente da instituição, Mark Carney. Em um discurso no tradicional simpósio de Jackson Hole, nos EUA, ele comentou que o momento do primeiro aperto após quase dez anos deve ficar mais claro na virada de 2015 para 2016.

continua após a publicidade

“Para mim, os recentes eventos ainda não justificam mudanças na estratégia de comitê de política monetária de trazer a inflação de volta para a meta”, afirmou. As previsões mais recentes do comitê sugerem que os membros devem começar a elevar os juros na primeira metade de 2016.

A fala de Carney ocorre após uma semana turbulenta nos mercados financeiros globais, em meio aos receios sobre a desaceleração da China, que é a segunda maior economia do mundo. Isso fez muitos investidores imaginarem se o BoE e também o Federal Reserve poderiam adiar o início do aperto monetário.

Carney disse neste sábado que a economia do Reino Unido continua em boa forma e não deve ser fortemente atingida, mesmo com uma desaceleração mais abrupta da China. Segundo ele, a exposição direta do país aos chineses, por meio do comércio bilateral e do sistema financeiro, é limitada. O presidente do BoE admite que a situação na China e outros países poderia tirar força da inflação britânica, mas diz que a demanda doméstica está crescendo de maneira robusta e as pressões inflacionárias locais estão aumentando. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade