Boca de urna: coalizão de Merkel perde eleição estadual

Os conservadores sofreram uma derrota contundente neste domingo na eleição no Estado mais populoso e um dos mais ricos da Alemanha, a Renânia do Norte-Westfália, de acordo com a boca de urna. O principal partido de oposição, o Social Democrata, e os verdes obtiveram uma vitória significativa, alimentando as especulações de que a esquerda pode derrubar a coalizão da chanceler da Angela Merkel nas eleições gerais do próximo ano.

A conservadora e de centro-direita União Democrática Cristã (CDU), de Merkel, não aparecia de fato como favorita para vencer o pleito. No entanto, o resultado foi pior do que alguém pudesse prever. O Partido Social Democrata recebeu 39% dos votos, uma alta ante os 34,5% em 2010, e os verdes obtiveram 12%, praticamente a mesma votação da eleição passada no Estado. Já a CDU caiu para 26%, ante 34,6% no último pleito, segundo boca de urna divulgada pela rede pública ARD.

Os Democratas Livres, um parceiro minoritário na coalizão de Merkel no governo nacional em Berlim, receberam 8,5%, alta ante os 6,7% em 2010. O Partido Pirata obteve 7,5% dos votos, colocando a legenda de ativistas na internet no caminho para Berlim em 2013. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo