Blogueira Yoani Sánchez é liberada após ficar 8 horas presa

A blogueira opositora cubana Yoani Sánchez foi liberada na noite de ontem (madrugada de sexta em Brasília) após ficar oito horas presa em Havana. No Twitter, a dissidente confirmou a saída da prisão. “Volto a caminhar pelas ruas de Havana após várias horas presa. Estou bem. Obrigado pela solidariedade!”

Ela foi levada pela polícia junto com diversos dissidentes, entre eles Guillermo Fariñas, após o grupo ir a uma delegacia da capital cubana para conhecer a situação de alguns presos políticos.

Segundo o blogueiro governista Yohandry Fontana, os opositores foram presos por “alteração da ordem pública e indisciplina social”. Ele ironizou a prisão.
“Já não se pode chamá-la de blogueira, já é quase uma delinquente fazendo escândalos em Havana”, seguiu.

Horas antes, Sánchez havia sido nomeada vice-presidente regional para Cuba da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, sigla em espanhol), que reúne os principais meios de comunicação do continente americano e é combatida pelo regime cubano.

A entidade pediu ao ditador Raúl Castro que a liberasse de forma imediata. “Exigimos a libertação imediata de Yoani Sánchez e de todas as outras pessoas presas de forma arbitrária só por pensar de forma diferente dos demais”, disse Claudio Paolillo, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa da SIP.

 

Voltar ao topo