Biólogos do Projeto Baleia Franca reencontram filhote

A bióloga Karina Groch, coordenadora científica do Projeto Baleia Franca, encontrou na tarde de ontem, na praia da Galheta, no Cabo de Santa Marta, em Laguna/SC, o filhote de baleia franca que ela, sua equipe e pescadores da região haviam salvado de um encalhe no dia 18 de julho passado naquela região.

“Sabemos de tratar da mesma baleia por conta da mancha branca na parte central da barriga e de uma outra cinzenta na lateral esquerda de seu corpo”, afirma Karina.

A baleia franca reencontrada pelo PBF é um filhote de no máximo dois anos de vida e que pesa aproximadamente 10 toneladas.

“É uma grande satisfação, soube se tratar do mesmo cetáceo logo que a vi, porque convivemos tempo suficiente para nos familiarizarmos durante as horas do resgate no mês passado”, emociona-se, pelo celular, Karina Groch.

O Projeto Baleia Franca está completando 21 anos de atividades na costa sul do Brasil, tem patrocínio da Petrobras e participação do Centro de Mamíferos Aquáticos do IBAMA / MMA.

A celebração dos 21 anos do PBF integra a programação científico-cultural da VII Semana Nacional da Baleia Franca que acontecerá de 13 a 20 de setembro em Imbituba/SC, numa realização da New Millennium Promoções e Eventos e da Coalizão Internacional da Vida Silvestre IWC/Brasil.

O PBF estará inaugurando durante o evento o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca e o Museu da Baleia de Imbituba.

Voltar ao topo