Mundo

Biden tem 97% de chance de liderar primária na Carolina do Sul, diz pesquisa

O site de análise de pesquisas de opinião FiveThirtyEight projeta que o ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden tenha 97% de chance de ficar em primeiro lugar na primária do Partido Democrata na Carolina do Sul, realizada neste sábado nos Estados Unidos. O senador Bernie Sanders, segundo o site, tem 3% de chance de ganhar a disputa.

“Uma vitória de Sanders é plausível, mas seria registrada como uma das maiores reviravoltas de votação que vimos em uma primária”, afirma o FiveThirtyEight.

O site ressalta que as pesquisas de opinião dão a Biden uma “vitória clara”, embora haja “discordância sobre o tamanho da vantagem que ele tem”. Na visão do site, a margem que Biden obtiver sobre o segundo colocado na primária, caso ele realmente vença, “provavelmente irá importar, influenciando a forma como a mídia vê sua vitória e, assim, afetando a maneira como os eleitores reagem às vésperas da Superterça”.

A nível nacional, no entanto, o FiveThirtyEight projeta que Sanders tem 32% de chance de ganhar a maioria dos delegados até junho, seguido de Biden (16%) e do ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg (0,7%). Segundo o site, há 52% de chance de nenhum dos candidatos democratas conseguir o número suficiente de delegados para conquistar a indicação do partido na disputa pela Casa Branca contra o atual presidente americano, Donald Trump.

“Embora Biden esteja em boa posição para vencer na Carolina do Sul, as pesquisas nacionais sugerem que ele ainda tem trabalho a fazer se quiser alcançar Sanders em todo o país”, analisa o FiveThirtyEight.

Voltar ao topo