Forças libanesas dispararam contra aviões de combate israelenses que invadiram seu espaço aéreo no sul do Líbano, mas aparentemente nenhum aparelho foi atingido, disse um oficial. Foi a segunda vez que o Exército libanês dispara contra jatos israelenses sobrevoando o sul do Líbano desde que um cessar-fogo mediado pela Organização das Nações Unidas (ONU) pôs fim a 34 dias de guerra entre o Estado judeu e as guerrilhas do Hezbollah em agosto de 2006.

continua após a publicidade

"Certo número de aviões de combate hostis violaram hoje o espaço aéreo libanês, voando a altitude média sobre as cidades de Tiro e de Naqura", relatou o oficial. "Baterias antiaéreas do Exército libanês confrontaram os hostis aviões de combate israelenses, forçando-os a fugir para território ocupado palestino", afirmou o oficial, que exigiu anonimato. Não houve reação por parte dos militares israelenses.

O Líbano, como a maioria dos países árabes, não reconhece o Estado de Israel. Sobrevôos israelenses têm sido motivo de constante tensão entre os dois países. As incursões de Israel não cessaram mesmo com a presença de 13 mil soldados de paz da ONU no sul do Líbano, enviados para monitorar o cessar-fogo de 2006. A ONU tem exigido repetidamente que Israel suspenda tais operações, consideradas pela organização como uma violação da soberania libanesa.

continua após a publicidade