Aviões de Israel invadem espaço aéreo do Líbano

Forças libanesas dispararam contra aviões de combate israelenses que invadiram seu espaço aéreo no sul do Líbano, mas aparentemente nenhum aparelho foi atingido, disse um oficial. Foi a segunda vez que o Exército libanês dispara contra jatos israelenses sobrevoando o sul do Líbano desde que um cessar-fogo mediado pela Organização das Nações Unidas (ONU) pôs fim a 34 dias de guerra entre o Estado judeu e as guerrilhas do Hezbollah em agosto de 2006.

"Certo número de aviões de combate hostis violaram hoje o espaço aéreo libanês, voando a altitude média sobre as cidades de Tiro e de Naqura", relatou o oficial. "Baterias antiaéreas do Exército libanês confrontaram os hostis aviões de combate israelenses, forçando-os a fugir para território ocupado palestino", afirmou o oficial, que exigiu anonimato. Não houve reação por parte dos militares israelenses.

O Líbano, como a maioria dos países árabes, não reconhece o Estado de Israel. Sobrevôos israelenses têm sido motivo de constante tensão entre os dois países. As incursões de Israel não cessaram mesmo com a presença de 13 mil soldados de paz da ONU no sul do Líbano, enviados para monitorar o cessar-fogo de 2006. A ONU tem exigido repetidamente que Israel suspenda tais operações, consideradas pela organização como uma violação da soberania libanesa.

Voltar ao topo