Ativista iemenita pede que o Brasil ajude mais países na Primavera Árabe

 Vencedora do prêmio Nobel da Paz em 2011, a ativista e jornalista iemenita Tawakkol Karman discutiu na tarde de hoje parcerias com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Karman pediu ainda que o Brasil “ajude um pouco mais” na lula pelos direitos humanos nos países envolvidos na Primavera Árabe.

Segundo Karman, não houve promessa, mas a presidente sinalizou que o Brasil pode oferecer bolsas de estudos aos jovens revolucionários do Iêmen e ainda compartilhar a experiência de programas de proteção social e de segurança alimentar.

A ativista visita o Brasil a convite da ONG Transparência Internacional e destacou que o Brasil ainda precisa aprimorar o sistema de transparência nos Estados e municípios.
Karman ganhou o Nobel da Paz em 2011 por sua luta não violenta pela segurança e os direitos das mulheres para participar plenamente das tarefas de pacificação. Ela é fundadora da ONG Mulheres Jornalistas Sem Correntes e dirigente do partido islâmico Al Islah (Reforma Islâmica), que apostou na via pacífica de oposição ao regime do presidente regime do presidente Ali Abdullah Saleh.
Obama
Depois do encontro com Dilma, a ativista conversou com jornalistas e comemorou a vitória de Barack Obama nos Estados Unidos. “O povo [norte-americano] demonstrou comprometimento com a democracia e com os direitos humanos”, disse Karman.
Ela vê a reeleição de Obama como uma oportunidade histórica pra promover a paz e a segurança no mundo. “Todos os povos que aspiram a liberdade precisam da liderança dos Estados Unidos, precisam da liderança de Obama”, disse.

Voltar ao topo