Atirador que baleou bombeiros em NY matou a própria avó

O homem que baleou quatro bombeiros e deixou dois mortos em Webster, no Estado de Nova York, havia cumprido pena por matar a própria avó em 1980. William Spengler, 62, atacou os agentes na segunda-feira, após provocar um incêndio na própria casa.

Ontem, Spengler colocou fogo em seu carro e em sua casa e chamou os bombeiros. Quando estes chegaram, foram mortos pelo atirador, que deixou o fogo se alastrar e atingir outras sete casas da vizinhança. Sua irmã, Cheryl, que morava com ele, está desaparecida.

Ele foi preso logo após a ação. Segundo a polícia, seu plano era queimar toda a vizinhança e matar os moradores, o que confirma a hipótese da polícia de que a intenção dele era fazer uma emboscada.

O autor dos disparos ficou 17 anos na prisão após matar sua avó, de 92 anos, em 1980, e ser condenado por homicídio doloso, acusação que foi reduzida a homicídio culposo. Ele foi solto em 1998 e estava em liberdade condicional nos últimos 14 anos.

Nos últimos anos, morou com a mãe, Arline, e a irmã na casa de Webster, um subúrbio de Rochester, ao lado do lago Ontário, no Estado de Nova York.

Em outubro, a mãe de Spengler morreu. Segundo vizinhos, ele gostava muito de Arline. Em seu testamento, ela sugeriu que os filhos doassem parte de sua herança para o Corpo de Bombeiros.

Depois da morte da mãe, vizinhos dizem que o atirador dividiu a casa ao meio para não ficar do lado da irmã, que odiava.

Emboscada

A polícia suspeita que o atirador tenha feito uma emboscada para poder matar os bombeiros. Michael Chiapperini, 43, e Tomasz Kaczowka, 19, morreram na ação. Chiapperini tinha 20 anos de experiência na corporação e Kaczowka tinha acabado de entrar no corpo de bombeiros da cidade.

Os bombeiros feridos se chamam Joseph Hofstetter e Theodore Scardino e estão internados em condição estável em um hospital de Rochester. Outros dois policiais ficaram feridos na ação. As autoridades tiveram que usar um veículo blindado para retirar os moradores da região.

Voltar ao topo