Atentados matam pelo menos 17 pessoas em Bagdá

Uma série de atentados pelo terceiro dia consecutivo deixou pelo menos 17 mortos nesta quarta-feira (12), na capital iraquiana. Os ataques mostram a fragilidade dos ganhos no setor de segurança até agora atingidos em Bagdá. Os militares iraquianos afirmaram que medidas serão tomadas para conter “o crescente número de ataques terroristas” na cidade. O porta-voz general Qassim al-Moussawi afirmou que as medidas incluíam o reforço no setor de inteligência e ataques preventivos contra suspeitos de extremismo.

Nesta quarta, o primeiro carro-bomba explodiu no centro de Bagdá, matando quatro pessoas e ferindo 15. Um segundo carro-bomba explodiu em Shaab, vizinhança de maioria xiita no norte da capital. Segundo a polícia local, nesse ataque, cinco pessoas foram mortas e outras 12 feridas.

Houve ainda outras explosões em Nova Bagdá, um distrito xiita. Policiais e funcionários de hospitais citaram oito mortos e 45 feridos nesses incidentes. Nos últimos três dias, houve pelo menos 30 mortes e mais de 70 pessoas ficaram feridas. Ainda não está claro quem são os responsáveis pelos recentes ataques em Bagdá.