Atentados matam ao menos 23 peregrinos xiitas no Iraque

Ao menos 23 peregrinos xiitas morreram e mais de 80 ficaram feridos em duas explosões contra grupos religiosos em duas cidades no sul do Iraque. Os atentados acontecem pouco após a Ashura, um dos feriados mais importantes para os xiitas.

Na cidade de Al Hilla, a 100 km da capital Bagdá, um duplo atentado deixou 16 mortos e pelo menos 65 feridos próximo a um restaurante que servia a peregrinos. Os xiitas faziam uma parada em seu caminho à cidade de Karbala, onde fica o mausoléu do profeta Hussein.

Em Karbala, outro veículo carregado com explosivos explodiu enquanto fiéis xiitas passavam nas proximidades de uma das entradas da cidade, deixando sete mortos e 22 feridos.

Os ataques no Iraque acontecem em meio às festividades da Ashura, que lembra o martírio do imã Hussein no século 7. O evento é o ponto alto do mês do Muharram, que marca o aniversário da batalha de Karbala, em que Hussein foi morto.

O mês santo também é o momento em que grupos radicais sunitas, que não consideram os xiitas muçulmanos, os atacam. Os atentados acontecem, em sua grande maioria, em países como o Afeganistão, o Paquistão e o Iraque e são reivindicados pelo grupo armado Taleban e a rede terrorista Al Qaeda.

No Iraque, a tensão sectária se elevou no ano passado, pouco após a saída das tropas dos Estados Unidos. Os sunitas começaram a enfrentar os xiitas com mais intensidade após ser emitido um mandado de prisão contra o então vice-presidente Tariq al Hashemi.

Desde então, militantes sunitas aproveitam peregrinações xiitas para fazer atentados no país, sob o pretexto de pressionar o atual governo, que é xiita, a diminuir sua perseguição contra Hashemi.