Atentados deixam ao menos 13 mortos no Afeganistão

Pelo menos 13 pessoas morreram, sendo dez civis, em dois atentados hoje nas Províncias de Helmand e Candahar, no sul do Afeganistão. Por volta das 7h locais (1h em Brasília), ao menos dez civis morreram na explosão de uma mina que atingiu o veículo em que viajava o grupo, no distrito de Moussa Qala, em Helmand.

Segundo o governador interino da Província, Yar Muhammad, as vítimas seguiam para um casamento quando foram atingidas pela bomba. Ele diz que quatro mulheres e uma criança estão entre os mortos.

Mais cedo, três policiais morreram quando um carro-bomba explodiu próximo a um posto de controle na cidade de Candahar, na província homônima. Nenhum civil foi ferido na ação.

Até o momento, nenhum grupo radical reivindicou os atentados, apesar de que o principal suspeito é a milícia Taleban, que enfrenta o governo constitucional do país, comandado por Hamid Karzai.

O país enfrenta guerra com o grupo desde 2001, quando os talebans foram retirados do poder por forças internacionais, comandadas pelos Estados Unidos. A derrocada aconteceu meses após os atentados de 11 de Setembro de 2001, em Nova York.

Desde o ano passado, as forças aliadas aos americanos começaram uma retirada das tropas, que deverá ser concluída em 2014.

Voltar ao topo