Ataque suicida contra sede da polícia afegã mata 12 pessoas

Dois suicidas com uniformes da polícia se explodiram em um quartel da polícia do Afeganistão, neste sábado, em um atentado que deixou pelo menos 12 policiais mortos. O ataque ocorreu na província de Paktika, no leste do país, em uma região fronteiriça onde extremistas do mundo todo tem se refugiado.

Em um comunicado, o Taleban assumiu a responsabilidade pelo ataque. Os agressores passaram por três portões de segurança, até chegarem ao principal prédio do complexo policial, explicou Nawab Waziry, chefe do conselho provincial. Houve a primeira explosão, e a segunda ocorreu apenas 20 minutos depois. “O local estava coberto de sangue”, disse Waziry.

O general Daud Andarabi, porta-voz do comando da polícia regional no sudeste do Afeganistão, disse que as explosões mataram 12 policiais e feriram outros 16. Meyawer Khan, chefe do departamento de investigação criminal da província de Paktika, confirmou as 12 mortes. Segundo Khan, o local era também usado como um centro de treinamento da polícia.

O ataque ocorreu em uma das áreas mais violentas do Afeganistão, onde forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e do próprio país combatem diariamente a rede Haqqani, uma facção do Taleban sediada no Paquistão, bastante próxima da Al-Qaeda. A área fica 150 quilômetros ao sul de Cabul, perto da fronteira paquistanesa. Um soldado da Otan também morreu em um ataque com uma bomba neste sábado, no leste afegão. A coalizão não deu mais detalhes sobre o caso. As informações são da Associated Press.